Pesquisar este blog

sexta-feira, 18 de novembro de 2011

TRABALHO DE EDUCAÇÃO FÍSICA

 

D

 

I

C

A

M

I

N

H

A

D

A

 

B

 

E

H

 

T

A

B

A

G

I

S

M

O

 

E

L

P

E

F

 

S

C

E

D

I

 

O

R

E

S

 

L

T

N

I

 

I

E

T

C

 

S

N

A

T

A

Ç

A

O

 

M

S

R

T

 

O

A

I

I

 

O

S

V

 

M

I

 

O

D

 

A

 

D

 

S

A

U

D

E

       

       

A atividade tinha por objetivo despertar os alunos para os males causados pelos cigarro e alcool assim como para maus habitos como o sedentarismo, utilizando do jogo de CAÇA-PALAVRAS, onde os mesmos tinham que encontrar os locais das 10 palavras como consta na tabela acima.

HIPERTENSÃO Também chamada de pressão alta, a doença corresponde à elevação da pressão arterial para números acima dos valores considerados normais, ex: 12/8 para 14/9.

Dizer que o cigarro (TABAGISMO) pode provocar muitos males não é exagero, aqui vão algumas destas doenças: hipertensão arterial, infarto do miocárdio, aterosclerose, bronquite crônica, angina pectoris, tromboangeíte obliterada, enfisema pulmonar, cânceres de pulmão, boca, laringe, esôfago, estômago, pâncreas, bexiga, rim, faringe, colo de útero, mama, reto, intestino e próstata. Diabetes, otite, amigdalite, osteoporose, acidente vascular cerebral, aneurisma da aorta, estomatite, aborto, linfoma, catarata, periodontite, tuberculose, deslocamento precoce da placenta e sinusite, entre algumas outras.

Agora vejamos os malefícios para a saúde do indivíduo, segundo estudos de pesquisadores da UNICAMP. A exposição crônica, por uso prolongado de quantidades elevadas de álcool (ALCOLISMO) associa-se à: cirrose hepática, dependência de álcool, doenças cerebrovasculares, neoplasias de lábio, cavidade oral, faringe, laringe, esôfago e fígado, gastrite, varizes esofagianas, pancreatites aguda crônica, diabetes mellitus, tuberculose, pneumonia e influenza, risco de coma alcoólico, Síndrome de Abstinência Alcoólica (Delirium Tremens), Síndrome de Wernicke-Korsakoff, O abuso de álcool determina mortalidade precoce. Na Suécia, perto de 25% dos óbitos de menores de 50 anos foram atribuídos ao álcool

O SEDENTARISMO pode agregar diversas doenças crônicas degenerativas não transmissíveis: obesidade, hipertensão arterial, diabetes tipo II, cardiopatias... Doenças que podem ser evitadas por meio de um estilo de vida saudável, quer dizer, realizando atividade física e mantendo uma dieta adequada.

DIABETES é uma doença causada pela deficiência na produção de insulina. O pâncreas é o órgão responsável pela produção deste hormônio, que tem uma função bastante simples: aumentar a permeabilidade da membrana plasmática a glicose.

A NATAÇÃO diminui os riscos de incidência de doenças cardiovasculares. De fato, as braçadas vão tornando o coração mais forte, favorecendo a formação de músculo, ao mesmo tempo que eliminam a gordura em torno deste órgão vital, de modo que este adquire a capacidade de bombear mais sangue para todo o corpo. Paralelamente, esta ativida física reduz a frequência cardíaca e estimula a circulação sanguínea. Também fortalece os músculos da parede torácica, o que permite a elasticidade dos pulmões e que os torna capazes de absorver uma maior quantidade de oxigênio.

A prática regular de ATIVIDADE FÍSICA gera um bom nível de aptidão física, proporcionando uma condição de bem-estar para as pessoas, além de possibilitar a prevenção de doenças, as quais estão relacionadas ao estilo de vida sedentário.

Os principais benefícios da CAMINHADA:

1. MAIS AMIGOS, 2. AUXILIA NO CONTROLE DO COLESTEROL, 3. AUXILIA NO CONTROLE AO DIABETES, 4. É BOM PARA O CORAÇÃO!
5. AUXILIA NA PREVENÇÃO À OSTEOPOROSE, 6. OSSOS MAIS FORTES, 7. MAIS VITALIDADE, 8. AUMENTA A EFICIÊNCIA DO SISTEMA IMUNOLÓGICO, 9. DIMINUI O ESTRESSE E COMBATE A DEPRESSÃO, 10. CAMINHAR EMAGRECE!

A Organização Mundial da SAÚDE (OMS) define saúde como: o estado de completo bem-estar físico, mental e social e não simplesmente a ausência de doença ou enfermidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário