O uso dos Blogs na Educação é uma pratica cada vez mais comum, visto que o profissional que faz o uso do mesmo na busca de tornar público aquilo que achar importante para sua atuação, e melhor divulgação de seus trabalhos, além de servir para troca de experiências.
Realizei esta pesquisa com objetivo de cumprir a atividade 2 do Modulo 5 do Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica realizado pela UFC, através do instituto UFC Virtual turma 5 sediada em Jijoca de Jericoacara – CE.
Os blogs educacionais apresentação os seguintes apectos:
Apresentar informações e imagens: apresentar um evento, relatar as reuniões da escola, etc.;
- Concentrar dados: diário da turma, da escola, atividades anuais, etc.;
- Destacar assuntos: atividade específica detalhando as ações pedagógicas;
- Compartilhar (função maior): trocar informações entre escola, alunos, professores, pais e toda comunidade escolar.
· CONQUISTAS
- Valoriza a produção dos alunos;
- Amplia a aprendizagem, relacionando os temas abordados em sala com o contexto do estudante.
- Ultrapassa os muros do colégio, estabelecendo contato entre o conteúdo produzido e o público externo.
- Além da grande atração que provoca.
· VANTAGENS
- Espaço para a organização e sistematização do conhecimento, organizando-o de acordo com as necessidades específicas de um grupo (de alunos ou professores);
- A sua aplicação pode ser voltada para os conteúdos abordados através da publicações de notícias, reportagem, pesquisas, histórias, debates ou através da criação de textos.
- O professor é o mediador, levando o aluno a alcançar a autonomia necessária para aquisição de aprendizagens significativas ;
- Permitem o exercício do diálogo, da autoria e co-autoria;
- Possibilitam a reflexão crítica, a re-interpretação de conceitos e práticas .
COMO ATIVIDADE DE ENSINO-APRENDIZAGEM
- Compartilhar conhecimentos;
- Escrever sobre algo, implica em reflexão e crítica;
- Desenvolver a habilidade de gerenciar informação;
- Desenvolver a habilidade de transformar informação em conhecimento;
- Desenvolver o espírito de colaboração (aprender a conviver);
- Aprender a aprender.
· BLOG DA ESCOLA
- Objetivos pré-estabelecidos;
- Comunidade escolar envolvida;
- Permitir a postagem de comentários (visíveis ou não);
- Divulgação;
- Permissão dos pais para colocar fotos dos filhos;
- Atualização sempre.
· BLOG DA TURMA
- Mesmas características da escola;
- Envolver os alunos na escolha do nome;
- Envolver alunos em debates;
- Orientar a construção de textos cooperativos;
- Discutir com os alunos as fotos que todos vão visualizar.
· BLOG DO ALUNO
- Um hábito convertido em criatividade, análise e síntese;
- Escrita de artigos curtos e diretos expressando corretamente a linguagem da sociedade atual;
- Todos fazem comentários nos blogs dos colegas;
- Professor faz a moderação e posta comentários;
- Divulgação e estimulo para os pais fazerem comentários;
- Instrumento de avaliação.
*Dicas dadas por Robert & Maryam Scoble durante sua apresentação na Convenção de Negócios para Blogs, em Seatle.
Nenhum comentário:
Postar um comentário