Pesquisar este blog

sábado, 15 de outubro de 2011

O uso dos Blogs na Educação

Print

O uso dos Blogs na Educação é uma pratica cada vez mais comum, visto que o profissional que faz o uso do mesmo na busca de tornar público aquilo que achar importante para sua atuação, e melhor divulgação de seus trabalhos, além de servir para troca de experiências.

Realizei esta pesquisa com objetivo de cumprir a atividade 2 do Modulo 5 do Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica realizado pela UFC, através do instituto UFC Virtual turma 5 sediada em Jijoca de Jericoacara – CE.

Os blogs educacionais apresentação os seguintes apectos:

Apresentar informações e imagens: apresentar um evento, relatar as reuniões da escola, etc.;

  • Concentrar dados: diário da turma, da escola, atividades anuais, etc.;
  • Destacar assuntos: atividade específica detalhando as ações pedagógicas;
  • Compartilhar (função maior): trocar informações entre escola, alunos, professores, pais e toda comunidade escolar.

· CONQUISTAS

  • Valoriza a produção dos alunos;
  • Amplia a aprendizagem, relacionando os temas abordados em sala com o contexto do estudante.
  • Ultrapassa os muros do colégio, estabelecendo contato entre o conteúdo produzido e o público externo.
  • Além da grande atração que provoca.

· VANTAGENS

  • Espaço para a organização e sistematização do conhecimento, organizando-o de acordo com as necessidades específicas de um grupo (de alunos ou professores);
  • A sua aplicação pode ser voltada para os conteúdos abordados através da publicações de notícias, reportagem, pesquisas, histórias, debates ou através da criação de textos.
  • O professor é o mediador, levando o aluno a alcançar a autonomia necessária para aquisição de aprendizagens significativas ;
  • Permitem o exercício do diálogo, da autoria e co-autoria;
  • Possibilitam a reflexão crítica, a re-interpretação de conceitos e práticas .

COMO ATIVIDADE DE ENSINO-APRENDIZAGEM

  • Compartilhar conhecimentos;
  • Escrever sobre algo, implica em reflexão e crítica;
  • Desenvolver a habilidade de gerenciar informação;
  • Desenvolver a habilidade de transformar informação em conhecimento;
  • Desenvolver o espírito de colaboração (aprender a conviver);
  • Aprender a aprender.

· BLOG DA ESCOLA

  • Objetivos pré-estabelecidos;
  • Comunidade escolar envolvida;
  • Permitir a postagem de comentários (visíveis ou não);
  • Divulgação;
  • Permissão dos pais para colocar fotos dos filhos;
  • Atualização sempre.

· BLOG DA TURMA

  • Mesmas características da escola;
  • Envolver os alunos na escolha do nome;
  • Envolver alunos em debates;
  • Orientar a construção de textos cooperativos;
  • Discutir com os alunos as fotos que todos vão visualizar.

· BLOG DO ALUNO

  • Um hábito convertido em criatividade, análise e síntese;
  • Escrita de artigos curtos e diretos expressando corretamente a linguagem da sociedade atual;
  • Todos fazem comentários nos blogs dos colegas;
  • Professor faz a moderação e posta comentários;
  • Divulgação e estimulo para os pais fazerem comentários;
  • Instrumento de avaliação.

*Dicas dadas por Robert & Maryam Scoble durante sua apresentação na Convenção de Negócios para Blogs, em Seatle.

Nenhum comentário:

Postar um comentário